Pedro Almeida| “Bolsonaro neles!”, o evangelho sem Jesus


“Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.”

bolsonaro AP
Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução do Youtube editada.

O que está acontecendo com os crentes de hoje? Quando entrei de corpo e alma em uma instituição evangélica (década de 90) a mensagem do evangelho era bem clara: Deus transforma o mais vil pecador! Ou seja, não há ser humano que tenha se afundado tanto que o Deus de toda graça não possa alcançá-lo. Deus transforma! Deus regenera!

Ouvi muitos sermões sobre o escândalo da Graça. Já cheguei a visitar presídios porque aprendi que “o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.“ Porém, algo mudou, e pra pior! Uma porcentagem considerável de crentes (principalmente assembleianos, igreja da qual eu fazia parte) defendem pautas estranhas aos princípios do Evangelho. Defendem ações truculentas. Tipo: pena de morte (cansei de ouvir que quem dá e tira a vida é somente Deus), intervenção militar, legalização do porte de armas, redução da maioridade penal – Jesus não transforma mais, como já ouvi de muitos evangélicos: BOLSONARO NELES!

Concordo que mudanças são necessárias, mas o que observo são retrocessos gritantes, um afastamento progressivo do Jesus do Sermão do Monte. Como a atual geração de evangélicos, que enaltece políticos truculentos, que defende que bandido bom é bandido morto, que temos que andar armados, etc, consegue lidar com as seguintes palavras de Jesus:

“Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: Não matarás, e quem matar estará sujeito a julgamento. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento.

Vocês ouviram o que foi dito: olho por olho, dente por dente. Mas eu lhes digo: não resistam o perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça lhe também a outra. E se quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àqueles que deseja pedir-lhe algo emprestado.

Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie seu o inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e ore por aqueles que os perseguem, para que venham a ser filhos de seu pai que está nos céus. Por que ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justo e injustos.“ (Mateus cap.5).

Na minha caminhada cristã a dignidade (sem negar a maldade) humana era constantemente enfatizada. A imago dei (imagem de Deus) era comum a todos os mortais. E a tônica prevalecente era a seguinte: JESUS NELES! Porém, a atual geração de crentes, com sangue nos olhos, ausência de amor no coração, com a boca espumando, tipo o evangélico Felipe Mello, gritam enfaticamente: BOLSONARO NELES! Triste, muito triste! A graça transformadora cedeu lugar A ações punitivas, ao justiçamento estatal.

Que o Jesus pacifista, o Deus de amor, tenha misericórdia de nós!!


Sobre o autor do artigo: Pedro Almeida é formado em História e professor estadual da rede pública, em São Paulo.

Acompanhe nossa Coluna Opinião!

3 comentários

  1. Tristemente, não são só os crentes,Uma parcela conservadora de católicos ligados a Renovação Carismática Católica tem a mesma postura. Alegremente temos o outro lado que procuram viver como Jesus viveu e qdo eu começo a fraquejar lembro de Mateus 25- 35 a 45 , é no esforços pela união das crenças, se não já teria desistido…

    Curtir

  2. Vc precisa ler mais a Bíblia. Deus pode transformar pessoas arrependidas.
    Leia salmos, Romanos e veja com a ótica bíblica. Texto fora do contexto vira heresia.

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s