17 de Maio | Dia Internacional contra a Homofobia, inclusive a religiosa


Publicado em 17/05/2019.

Parada Gay na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Ativismo Protestante.

O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio. Oficialmente declarada em 1992, a data lembra o dia em que homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990.

No Brasil, a data passou a fazer parte do calendário oficial somente a partir de 04 de junho de 2010, através de um decreto assinado pelo presidente da República, que instituiu o Dia Nacional de Combate à Homofobia.

Nessa data de luta, diversas manifestações ocorrem no mundo todo, com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância da luta contra a violência e a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros. Debates também abordam temas como o preconceito, identidade de gênero e criminalização da homofobia.

A homofobia é o ódio a orientações sexuais que não seguem o padrão heteronormativo imposto, resultando em mortes violentas dessas pessoas.

Mesmo sendo um país de maioria cristã, o Brasil é um dos países onde mais morrem homossexuais assassinados.

Mas algo está mudando, em relação à homofobia religiosa, pois cristãos progressistas, católicos, protestantes e outros, têm pressionado as igrejas cristãs a mudarem sua posição religiosa sobre a homossexualidade, retirando-a de seu rol de pecados. Algumas igrejas já mudaram seus cânones para acolher a comunidade LGBTI+, como a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), que estendeu o matrimônio a pessoas homossexuais, em uma decisão histórica, em junho de 2018. Além disso, há as igrejas chamadas inclusivas, justamente por lançarem um olhar diferente sobre o acolhimento dos LGBTIs.

Essa temática precisa ser debatida seriamente pelas igrejas cristãs, todos os dias, até que a homofobia religiosa não exista mais. Uma sociedade saudável, de paz e harmonia para todos, não pode alimentar nenhum tipo de preconceito.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s