Ciclo de debates no RJ promove diálogo inter-religioso


Evento inter-religioso em Petrópolis (RJ) promove diálogo sobre diversidade religiosa e questões sociais.


Publicado em 24/04/2109.

Babalawô Ivanir dos Santos. Reprodução.

Nos dias 24 de abril, 15 e 23 de maio acontece o ciclo de debates “Diálogo Inter Religioso: Justiça e Paz” – na Casa de Claudio de Souza, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O primeiro painel do ciclo de debates tem como objetivo colocar no centro das atenções as questões sociais e os desafios para a construção do diálogo inter-religioso. O evento recebe sacerdotes consagrados para discussão e reflexões.

O ciclo abre hoje, com “Painel das Tradições: Budismo, Católica, Hare Krisnha e Islamismo” e participação de mestre Anselmo, frei Volney Berkendrock (Franciscanos OFM), Mayapur, prof. Ronald Apolinário e prof. e babalawô Ivanir dos Santos (UFRJ).

“Nesse momento tão conturbado, em que nossas sociedades e um estado laico religioso são confundidos por ideais religiosos, faz-se necessário pautarmos o risco que corremos e as possibilidades de fortalecimento de um estado teocrático e intolerante”, afirma Ivanir dos Santos.

O segundo encontro acontece dia 15 de maio (quarta-feira): “Judaísmo, Umbanda, Luterana e Kardecista” – com os palestrantes profª Elisa Pinto Guimarães e pastor Elton Pothin.

O encerramento será no dia 23 de maio – com a palestra: “Respeitar as diferenças para termos justiça e paz”, com o prof. Leonardo Boff.

“Acredito que o evento é um grande passo para o fortalecimento da tolerância religiosa e também para o crescimento do diálogo inter-religioso e da coexistência pacifica”, acrescenta Ivanir, que é também interlocutor da CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa

“Encontro inédito em Petrópolis, onde representantes de diversas tradições vão falar sobre a importância do diálogo inter-religioso no combate à intolerância religiosa. Contra todas as formas de intolerância, não só a religiosa”, afirma o organizador do evento – Cláudio José Miranda, mestre em Filosofia, pesquisador, professor de religiões comparadas e membro do CCIR.

As atividades começam às 19h, com precisão de término às 21h.
Entrada Franca
Local: Casa de Cláudio de Souza – Praça da Liberdade, 247 – Petrópolis
Tel: (24) 2231 4722/5156


Colaborou nessa matéria:

Rozangela Silva, assessora de imprensa e atua contra intolerância religiosa e racismo no Rio de Janeiro.

Acompanhe nossa Coluna Igrejas!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s