Terreiro é destruído em Maricá, em mais um caso de intolerância religiosa no Rio


Em mais um caso de intolerância religiosa no Rio de Janeiro, babalorixá teve sua casa invadida e os objetos sagrados de seu terreiro destruídos. Crime aconteceu em Maricá.


Publicado em 17/04/2019.

Imagens do tereiro destruído em Maricá, no Rio. Reprodução de vídeo.

O terreiro do babalorixá Johnny Luz de Ode foi invadido, e os objetos de culto destruídos, na madrugada de ontem para hoje. O crime de intolerância religiosa aconteceu no município de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Praticante há 23 anos da religião de matriz africana e há 10 anos como dirigente da casa onde funcionava o terreiro, Johnny estava bastante nervoso e consternado. Na parte da tarde, Jone prestou queixa à polícia.

Na manhã de hoje, o dirigente, que mora no Rio, recebeu uma ligação e foi direto para o terreiro, onde encontrou todas as louças de orixás quebradas e jogadas nos fundo da casa, além de portas arrancadas, entre outros objetos destruídos.

“Encontrei tudo quebrado e jogado no fundo da casa, meu sagrado foi quebrado, foi invadido, uma total falta de repeito. Foi construido com muito sacrifício. A gente acha que nunca vai acontecer na nossa casa. Mas o que me religa com meu ancestral é a minha fé. Eu vou reconstruir tudo de novo, mas dói muito”, alegou Johnny, completamente desesperado.

“Como sacerdote e cidadão eu exijo respostas e punição exemplar aos algozes desse crime. Me solidarizo com babalorixá Johnny de Ode. Vamos juntos buscar respostas, pois a intolerância religiosa não é a melhor estratégia para a construção da coexistência pacífica”, afirmou Ivanir dos Santos – babalawô e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

Assista ao vídeo:

Colaborou nessa matéria:

Rozangela Silva, assessora de imprensa e atua contra intolerância religiosa e racismo no Rio de Janeiro.

Acompanhe nossa Coluna Negros!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s