CONIC e CESE emitem nota contra a reforma da previdência de Bolsonaro


Organizações de igrejas cristãs, CONIC e CESE se posicionam contra a reforma previdenciária de Bolsonaro, que retira direitos dos trabalhadores e dos mais pobres.


Publicado em 13/04/2019.

Foto: Ativismo Protestante

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) emitiram uma nota conjunta contra a reforma da previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro. A nota foi publicada na quinta-feira (11) nos sites das duas entidades.

Segundo o comunicado, “uma Reforma da Previdência só pode ocorrer se for para ampliar a justiça social para todos e todas. Excluir, jamais! A Reforma da Previdência não pode atender aos interesses de empresários, banqueiros e seguradoras”.

A nota lembra que a reforma atinge principalmente os mais pobres, inclusive idosos em situação de extrema pobreza e trabalhadores rurais:

Não é compatível com o Evangelho de Jesus Cristo um projeto que maltrate o trabalhador e a trabalhadora e, por outro lado, deixe intocadas as classes mais abastadas – como funcionários públicos do alto escalão e militares. Precisamos estar atentos para não “pervertermos o direito dos pobres” (Ex 23:6). Eles não podem ser mais penalizados do que já são. Dificultar acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou aumentar o tempo de contribuição para o trabalhador rural, por exemplo, é tremendamente injusto, pois pune justamente quem mais precisa (Pv 14:31).

Também foi citada a CPI da Previdência, que não comprovou o déficit, usado como principal argumento pelo governo:

A CPI da Previdência mostrou que a Previdência não é deficitária. Portanto, antes de propor uma Reforma da Previdência Social, é urgente realizar a Auditoria da Dívida Pública. Cabe ao Estado responder às brasileiras e aos brasileiros por que cerca de 40% do orçamento federal é destinado ao pagamento de gastos financeiros com uma dívida que jamais foi auditada – conforme manda a Constituição. Informações do site Auditoria Cidadã apontam que ‘nos últimos 10 anos, o Banco Central gastou R$ 938 bilhões com a remuneração da sobra de caixa dos bancos, provocando, ao mesmo tempo, uma despesa insustentável, aumento do estoque da dívida pública, escassez de moeda na economia e elevação das taxas de juros de mercado, com danos enormes à economia‘.”

As duas organizações reúnem igrejas batistas, presbiterianas, católica e anglicanas e luteranas.

Quem é o CONIC

Fundado em 1982, o CONIC atua na defesa e promoção dos direitos humanos e cultura de paz. Tem a missão de “colocar-se a serviço da unidade das igrejas, empenhando-se em acompanhar a realidade brasileira, confrontado-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus”.

Quem é a CESE

A CESE atua há mais de 40 anos no Brasil, na promoção, defesa e garantia de direitos, tendo como princípios éticos:

  • Justiça
  • Democracia
  • Transparência na gestão de recursos
  • Participação popular na gestão pública;
  • Equidade, sem discriminação de raça, etnia, gênero, orientação sexual e credo religioso;
  • Desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável;
  • Respeito à diversidade religiosa.

Acompanhe nossa Coluna Política!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s