Milena estreia como primeira garota negra da Turma da Mônica


Negra, Milena chega com protagonismo e aumenta a representatividade e a diversidade na Turma da Mônica.


Publicado em 04/02/2019.

Milena e a Turma da Mônica. Reprodução.

Já está nas bancas a revista da Turma da Mônica que apresenta a nova integrante da turminha mais querida do bairro do Limoeiro: Milena. É a primeira garota negra a integrar a Turma, com protagonismo e a missão de aumentar sua diversidade e representatividade.

Reprodução.

Segundo Maurício de Souza, Milena “adora cantar e dançar, como todos de sua família Sustenido”, que também é negra, jogará muito futebol e será defensora dos animais. Seu pai é músico e a mãe, veterinária.

Representantividade e protagonismo negro e feminino

Em entrevista ao UOL, Maurício de Souza falou do cuidado que teve na criação de uma personagem negra que tivesse protagonismo:

“Não poderia simplesmente ser desenhada e publicada sem um protagonismo acentuado. Já se fazia necessária há tempos. Eu já havia criado personagens negros sem pensar em diferenças. Porque, pra mim, desde criança nunca houve isso. Com essas historinhas vamos demonstrar essa relação da nova família com a turminha, com graça e amor. E espero que os adultos leiam também.”

Mônica Souza, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, também falou ao UOL sobre a importância de Milena para a representatividade:

“Desde 2016 venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É muito importante que as meninas e os meninos negros também possam se reconhecer nas nossas histórias, animações e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para ampliar a representatividade.”

Mônica consultou alguns nomes importantes, que ajudaram na concepção de Milena, como a executiva, comunicadora e ex-consulesa da França Alexandra Loras; a jornalista, empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle; a youtuber Nátaly Neri, do canal Afros e Afins; e a direção da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Milena se junta à Mônica, Maurício de Souza e sua filha, Mônica Souza. Reprodução.

Fãs comemoraram a chegada de Milena

Nas redes sociais, fãs elogiaram a criação de Milena e a promoção da diversidade pela Turma. Foram centenas de comentários. Pais e mães de filhas negras agradeceram, pois agora as crianças têm uma personagem que as representa e com a qual se identificam.

“Tenho uma filha que se chama Milena eh muito parecida com ela …nossa ficou radiante quando viu a bonequinha ..disse mamãe sou eu kkkkkk”, disse uma seguidora no Facebook.

“Obrigadaaaaaaaa Turma da Mônica agora posso fazer o aniversário da minha filha no tema que ela quer com um personagem que ela se identificar”, disse outra.

“Faltava msm mais diversidade racial nessa turma tão amada. Ótimo conhecer a Milena”, elogiou uma seguidora.

A nova personagem foi apresentada por Maurício de Souza no evento Corrida Donas da Rua, no Parque Ibirapuera, em dezembro de 2017. A realização do evento faz parte parte do projeto da Mauricio de Sousa Produções que defende o empoderamento feminino e a igualdade entre gêneros.

Acompanhe nossa Coluna Negros!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s