Ed René repudia apoio de evangélicos a Bolsonaro: “Monstros sociais”


Pastor batista chamou de intoleráveis as falas preconceituosas e os discursos de ódio de Bolsonaro.


Publicado em 02/10/2018.

Pastor Ed René Kivitz. Reprodução do Facebook.

Em um culto no último domingo (30) na Igreja Batista da Água Branca (Ibab), em São Paulo, o pastor Ed René Kivitz chamou de intoleráveis as falas preconceituosas e os discursos de ódio de Bolsonaro, candidato de extrema-direita à presidência da República pelo PSL. Ed abordou as falas por ocasião das eleições que se aproximam e o envolvimento de várias igrejas e líderes no pleito, inclusive apoiando Bolsonaro.

O pastor lembrou do adultério do rei Davi com Bate-Seba, mulher de Urias, um dos homens do exército dele. Após engravidá-la, tentar fazer com que que Urias acreditasse que o filho dele mesmo e não conseguir, Davi manda seu súdito fiel ao campo de batalha para ser morto. E assim aconteceu, como está relatado no livro de 2 Samuel, capítulo 11. Após isso, Davi tomou Bate-Seba para si, como esposa.

Repreendido por um profeta, Davi estava tão alienado que não conseguiu reconhecer seus próprios erros. Dessa angústia, nasceu o Salmo 51, uma oração do rei Davi a Deus, pedindo desculpas por seus erros e crimes, até um assassinato, pois suas mãos estavam sujas de sangue.

Ed René lembrou que o Davi era um homem “segundo o coração de Deus”, íntimo de Deus, piedoso, mas mesmo assim foi capaz de cometer tais atrocidades.

“Eu me pergunto por que um homem de Deus, um homem íntimo de Deus, piedoso, faz um mal nessas proporções?”

Segundo ele, a resposta está em forças monstruosas que todos temos dentro de nós:

“A palavra de Deus me informa que existem em nós forças, que nos vêm dos nossos antepassados. Forças atávias, que, se não forem mantidas sobre controle, despertam monstros. E nos levam a fazer coisas que só podem ser explicadas porque fomos arrebatados do nosso juízo, da nossa razoabilidade, do nosso senso.”

Isso explicaria também nosso contexto político atual e a aceitação de discursos extremistas, como os de Bolsonaro:

“Os monstros tomaram conta de nós. É isso que a Bíblia chama de tentação, quando a nossa carne assume o controle. Essas forças e esses monstros estão dentro de nós, mas também estão nas nossas sociedades. E os fenômenos sociais fazem com que esses monstros apareçam. E de repente, uma sociedade se torna monstruosa. Estou com muito medo de que isso esteja acontecendo no nosso país.

Sim, estou me referindo ao nosso processo eleitoral, às nossas eleições de domingo e aos monstros que estão soltos na nossa sociedade.”

Ed diz que essas forças estão dentro das igrejas também:

“A violência, a intolerância, os extremismos, os monstros de todos os lados, que são acordados, eles despertam. E esses monstros tomam conta da sociedade, e inclusive da igreja.

Nos já vimos a igreja, por exemplo, comprometida com a Ku Klux Klan. Diáconos e pastores batistas membros de uma seita racista e do movimento de segregação racial nos Estados Unidos. Nós já vimos o Apartheid na África do Sul, e a igreja estava presente sustentando o regime racista. A igreja protestante na Alemanha sustentou o nazismo.”

Por fim, o pastor aborda as falas de Bolsonaro:

“Eu fico chocado com as expressões do Jair Bolsonaro dizendo que ‘o problema da ditadura é que torturou mas não matou, poderia ter matado mais’, ‘não estupraria você porque não merece’. Eu fico chocado com a brincadeira ‘vamos metralhar os petralhas’, com uma criancinha fazendo sinal de revólver.

Fico chocado quando Jair Bolsonaro, no legítimo exercício da sua cidadania, é esfaqueado em praça pública.

Os monstros estão soltos. E estão soltos também entre nós.

O discurso racista, homofóbico, classista, machista, está presente dentro das nossas comunidades.”

Ed afirma que qualquer homem é capaz de qualquer coisa, assim como Davi foi capaz de assassinar um súdito seu, para ter sua esposa.

“A santidade não é um comportamento, não é prática rotineira de atividade religiosa. A santidade é um tipo de coração, é uma postura diante de Deus, um coração quebrantado, que Deus não despreza. É colocar nossos monstros diante de Deus e pedir misericórdia, que apague nossas transgressões, para que não nos abandone.”

Assista à pregação na íntegra abaixo.

Acompanhe nossa Coluna Política!

Vídeo – Santidade como quebrantamento

123 comentários

  1. Sou seu admirador há anos, pastor Ed. No entanto, como são lamentáveis as suas acusações e seus argumentos! Então, eu, cristão, apoiador de Bolsonaro, sou um monstro social? E quanto aos monstros que nos fazem reféns desde o retomada da atual “democracia”? E quanto à onda de violência que assola nossa sociedade com patrocínio e apadrinhamento das autoridades?
    Lastimável, pastor.
    Contudo, sei que o senhor é, antes de tudo, humano. Mantenho minha admiração e respeito.
    Que Deus nos abençoe a todos.

    Curtir

    • Oh meu irmão Adonias Souza!

      Também não perco a admiração pelo pastor, e o respeito, continuarei assistindo os vídeos dele, pois a pregação dele é ótima e nos faz refletir.

      Meu candidato agora é o Bolsonaro. PT não da mesmo. Teve uma onda de informações falsas aí, tem vários pontos a analisar , sentar e entender o pq ele diz isso seria a melhor opção, mas eu que na minha visão não vejo Bolsonaro como ameaça, e os videos que vejo foram cortados ou ele usa realmente uma infeliz fala na furia do memento, quem um dia não fez isso n é verdade? Não vejo discurso de odio no bolsonaro, ele não incita odio, e sim fala de um pais igual para todos. Tenho medo é do o PT que já nos mostrou o real governo e apoia atos desumanos.

      Esse posicionamento do Ed. René vejo que seria para nós Cristãos, é algo particular para cada um com Deus e influenciar amando as pessoas, falando de Cristo que é nossa vida, Cristãos não instigam a violência contra ninguém, nenhuma alma viva que seja. Que Deus abra os nossos olhos, fazer na Terra como no céu.

      Curtido por 1 pessoa

    • Como disse o colega abaixo, vc realmente nao entendeu nada do que o pastor disse… Assim como estava entorpecido e nao conseguiu entender a repreensão do Senhor, através de Seu profeta… Você e, com certeza, um grande numero de “cristãos” nao co seguem entender a advertência que o pastor zelosa e profeticamente trouxe na mensagem em que o Espírito Santo o guiou para orientar seu povo. Cuidado com o entorpecimento do coração, ele nos cega e ensurdece para a compreensão da vontade do Senhor

      Curtir

    • Como disse o colega abaixo, vc realmente nao entendeu nada do que o pastor disse… Assim como estava entorpecido e nao conseguiu entender a repreensão do Senhor, através de Seu profeta… Você e, com certeza, um grande numero de “cristãos” nao co seguem entender a advertência que o pastor zelosa e profeticamente trouxe na mensagem em que o Espírito Santo o guiou para orientar seu povo. Cuidado com o entorpecimento do coração, ele nos cega e ensurdece para a compreensão da vontade do Senhor

      Curtir

    • Romanos 8:3-9 : Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado.
      Deus fez isso para que as ordens justas da lei pudessem ser completamente cumpridas por nós, que vivemos de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a natureza humana.
      Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito.
      As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.
      Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela.
      As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus.

      Sou um senhor de 67 anos e por pelo menos a metade de minha vida alisei bancos de “igrejas”. A “ficha” começou a cair na minha juventude, época de “presidente da mocidade”. Como eu me considero uma lesma em se tratando de absorver e atinar o mal subliminar, confesso que fui burro por muito tempo e perdi o meu tempo a frequentar sistemas religiosos, que agora, percebo que não tem quase nada a ver com o evangelho original.
      Hoje, com esse desastre provocado principalmente pelos que se apresentam como “evangélicos”, posso dizer com tranqüilidade que não me surpreendo nem um pouco com o que fizeram e continuam a apoiar. Não são evangélicos! O evangelho não é evangélico! Se o evangelho for evangélico, então eu, por minha bagagem de fé nesses longos anos seria o maior ateu na face da terra. Todo o evangelho de Jesus seria engolido pelo evangélico, pois este é diametralmente oposto àquele, mas independentemente do fruto dessa árvore, há muito tempo já havia me convertido pelo ateísmo da religião, este é o fator decisivo pela minha não surpresa dos frutos atuais dos “evangélicos”.

      Curtir

  2. Que pena! Vejo na sua posição um verdadeiro monstro atacando, num momento tão delicado da nossa Pátria, uma voz dissonante, tentando prejudicar a luta contra o regime socialista que vem se infiltrando faz tempo, aparelhando país inteiro, mentindo, deturpando os conteúdos da educação das crianças e jovens! Que pena!! Seja humilde, reveja sua posição. Que o Espírito Santo do Senhor o ilumine a tempo!!!

    Curtir

  3. Deus sempre apoiou as guerras para a conquista da terra prometida. Estamos sob a proteção divina para expulsão dos comunistas que governam o nossa terra brasileira. Que é contra Bolsonaro ainda não percebeu a estratégia do socialismo. Acorda pastor. Que Deus toca as escamas dos seus olhos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fico impressionado quantos líderes de igrejas estão se colocando na posição de juiz, julgando os homens por seu passado, infelizmente o pastor Ed foi infeliz em seus comentários onde possa ser que, não tenha orado para ministrar a palavra, segundo usar de púlpito pra trazer confusão na mente das pessoas e não a solução, o mais apropriado seria unir a igreja à um período de oração cumprindo 1 Timóteo 2:1. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; 2. pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4. o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
    Nosso país está passando por um caos e precisa voltar a ter ORDEM E PROGRESSO!!
    Seremos melhores quando de fato estiver em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus!!
    Que Deus tenha misericórdia do Brasil!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Vc esta sendo arrogando e esta julgando o pastor… Voce passou o dia com ele, a semana junto dele? Como sabe que ele nao orou antes da ministração da palavra? Quem está sendo.o juiz? Aproveite o texto que citou de Timoteo eno coloque em pratica… Afinal a palavra do senhor nos orienta orar por nossos lideres espirituais. Deus te conceda entendimento e arrependimento

      Curtir

  5. O pastor somente retratou a verdade. Não foi ele quem falou todas as barbáries que esse cidadão falou. Propagou tanto ódio que deu no que deu. Cidadão despreparado. Se fosse bom p o Brasil teria sido bom primeiro p o Rio de Janeiro. São 30 anos de política no estado. E olhem como lá está. Abraço.

    Curtir

  6. Pastor parabéns, não é questão de concordar ou não concordar com a sua opinião, mas hoje não se pode mais expressar o que se pensa, pois sofre- se todo tipo de críticas, esses liberais que não aceitam a opinião dos outros, liberdade de opinião só se for a minha.

    Curtir

  7. Pastor,
    Entendo e concordo com seu posicionamento, porém, visto que o Sr é um formador de opinião e que o país está dividido entre Bolsonaro e Haddad, aguardo agora seu posicionamento e opinião sobre o segundo e os que nele vota. Obrigada.

    Curtir

  8. Eu recebi esse post de uma amiga e fiquei impressionada com a lucidez do pastor. Suas palavras são corretíssimas. As pessoas nem sabem o que é socialismo e ficam falando asneiras, tamanha ignorância. No entanto, qdo viajam para a Europa, principalmente Portugal, Chile paises socialistas, ficam encantados com a prosperidade, a educação e a civilização. Ódio pastor Ed, ódio que essas pessoas tem no coração, lamentável. Mas, a história contará um dia, em livros sombrios ,tudo o que esses facistas estão fazendo e eles vão sentir na própria pele como os apoiadores do nazismo sentiram, quando apoiaram um ditador. Vamos em frente!

    Curtir

  9. Por favor, parem com isso! O título e o texto dessa “matéria” estão completamente distorcidos e equivocados. Eu assisti ao trecho do vídeo no qual ele critica as expressões de Bolsonaro (como, por exemplo, quando este diz que o problema da ditadura foi torturar, e não matar), mas ele também fala do absurdo que foi a facada recebido pelo candidato no seu pleno exercício de cidadania, e também critica veementemente o lulismo e o PT e o esquema de corrupção de seu governo. Os “monstros” não são eleitores de A ou B, mas é a carne vencendo o espírito.

    Portanto, essa “matéria” é tendenciosa e está aí para piorar intencionalmente o cenário confuso e polarizado que nos encontramos. Um site que se autodenomina “ativismo protestante” está aí prestando um desserviço à toda a comunidade cristã e brasileira. Lamentável!

    Independente da sua opção de voto, não se deixe levar por fake news e informações manipuladas de qualquer espécie. Pesquise, questione, combata, não compartilhe, não aceite como verdade sem antes investigar e confirmar.

    Deus nos abençoe!

    Curtir

  10. Engraçado que não houve nenhuma manifestação por parte do Pastor Ed (pessoa que admiro muito, enquanto escritor) quando o Pastor Ariovaldo Ramos esteve no palanque onde o Lula estava antes de se entregar à justiça. Infelizmente vivemos tempos difíceis onde a hipocrisia e o cinismo imperam. Espero que Deus tenha piedade da nossa nação, que independente de ideologia, busquemos primeiro a Sua vontade, pois esta parece ser esquecida frente a posição ideológica de muitos. Por último, o verdadeiro ativismo protestante é aquele realizado pelos discípulos de Cristo, que iam ao encontro dos perdidos para levar a palavra de Cristo, não esse politizado feito atrás de um computador.

    Curtir

  11. […] Em um culto no último domingo (30) na Igreja Batista da Água Branca (Ibab), em São Paulo, o pastor Ed René Kivitz chamou de intoleráveis as falas preconceituosas e os discursos de ódio de Bolsonaro, candidato de extrema-direita à presidência da República pelo PSL. Ed abordou as falas por ocasião das eleições que se aproximam e o envolvimento de várias igrejas e líderes no pleito, inclusive apoiando Bolsonaro. […]

    Curtir

    • Eu sou cristão e apoio Bolsonaro sim, agora nunca vi sua crítica contra esse governo comunista miserável e imoral, gostaria que desse sua posição política para que pudéssemos nos posicionar quanto a sua fantástica escolha política na esfera cristã.

      Curtir

      • Daniel, com todo respeito, so pelo fato de vc encher a bica e bradar que apoia esse cara, esta claro que vc nao entende nada do comunismo oi do fascismo, por isso nao é capaz de diferencia-los. Te desafio a, honestamente diante do Senhor, dizer que o dito “governo comunista” nao te beneficiou em nada… Se vc for etico e honesto perante Deus faça essa reflexao

        Curtir

  12. Esse pr Ed é muito metido. Lembro eu o ouvi no STBSB anos atrás quando dizia que a revista Veja em breve substituiria a Biblia nos sermões.
    Não há metáfora que ampare esse raciocínio.
    Como o que lemos agora é tão somente uma posição política. Só isso.

    Esse teologia subvertida em argumento esquerdopata é inacreditável.

    Bolsonaro não é perfeito. Mas a esquerda tentou colar nele a imagem disso e daquilo. Mas vejam… É esse o centro do debate? E a corrupção? E o roubo? E a família? E as leis frouxas, permissivas, que aviltam nossa sociedade? E os projetos contra o povo e as práticas evangélicas?

    Será que ele pensa que num regime comunista vai continuar cultuando na sua grande igreja? É questão de tempo até que cerceiem nossa liberdade religiosa.

    É contra isso que nos levantamos.

    É contra isso que dizemos NÃO!

    Portanto, esse discurso do pr Ed deve impressionar apenas seus fãs.

    O que temem a Cristo se pudessem votariam em … Cristo.

    Mas Ele não é candidato.

    E o candidato que defende valores cristãos é sim o Bolsonaro.

    Curtir

    • E que todos prestem revenrência ao juiz Rogerio Leitão, que toma para si o juízo e esse a STBSB decidiu que o pastor é “muito metido”. Deus perdoe sua arrogância

      Curtir

  13. Nesse periodo de excessiva informação fico impressionado e porque nao dizer “chocado” como o Pr. Rene com os lobos em pele de cordeiro, com a manipulação e distorção de declarações como a desta publicação super tendenciosa e imparcial e inclusive infiel às palavras do Pr. Rene. Ouvi toda a palavra dele e posso dizer que ele se mostrou tão chocado com as declarações do bolsonaro quanto à insanidade do Lulo-petismo como ele fala em 21min20seg. Você ouviu? ” …e os monstros estão entre nós… fico chocado com o Lulo-petismo e o esquema de corrupção que foi montado no nosso país… com certa classe politica e certa classe empresarial abençoada pelos pastores de nossa nação… porque não podemos fazer vistas grossas para os pactos de políticos em suas atividades criminosas e entre os empresários criminosos de nosso país onde encontramos muitos de nossos irmãos…”. A publicação não faz nenhuma referência a isto…note que no testo da publicação onde reproduz a fala do Pr. Rene deliberadamente pula esta fala. Fica então o meu registro.

    Curtir

  14. Pastor sou católica! E foi obra de Deus a sua pregação chegar até mim por meio das redes sociais! Só tenho a agradecer pelas suas palavras! As vezes nos sentimos perdidos em meio a tanto bombardeio de ideias, mas jamais devemos nos perder de nossa humanidade! Muito obrigada 🙌👏 Me senti tocada pelo Espírito Santo! Deus fala através de vc🙌👏👏

    Curtir

  15. Pastor Ed René Kivitz já ouviu falar que nem todos que dizem Senhor, Senhor herdarão o reino dos Céus, já ouviu famalar sobre uma coisa preciosa chamada família ? Estou aqui interessado enquem você ira votar no Bolsonaro então é contra ele e apoia, o aborto, A ideologia de gênero, a liberação da maconha, É contra israel, apoia o marxismo, o feminismo, a destruição da família, incentivo ão ateísmo, doutrinação nas escolas, apoia ditadores, é amigo do comunismo afinal quem você serve ?

    Curtir

      • Paulo Silva, filho de quem você é ? Voce está acusando todos que tem uma opinião diferente do Ed. O Cordoeiro de Deus já venceu aquele que acusa . E se você está defendendo o Ed, só me mostra que algo está errado com a postura dele.

        Curtir

  16. Ate aqui os bolsonaristas vieram agredir o pastor Ed? bolsonaro é um anticristo! engana os fieis! Que dó do pastor Ed, ele não merece isso. Que desgosto. fica em paz Ed Rene, o tempo mostrara a esses cristãos cegos.

    Curtir

  17. Matéria tendenciosa e desnecessária! Vocês não entenderam a mensagem, ou pior, entenderam e dolosamente distorceram o que o Ed disse, praticando um desserviço ao Reino de Deus. A critica esta posta de forma geral, abarcando todos, independente de siglas, que alienados por uma ideologia, ferem e agridem os seu iguais.

    Revejam a forma com que produzem notícias, informem mais e deturpem menos.

    Curtir

  18. É de grande relevância a reflexão bíblica que o pastor fez, pois acredito que realmente precisamos ser alertados a respeito das nossas tendências malignas. Entretanto ele não falou somente do Bolsonaro, mas denunciou o outro lado (PT), porém, não consegui encontrar no texto aqui escrito estas coisas. Segundo Ed. Rene o nosso problema também está ligado ao fato de: “Nós toleramos coisas quê não são toleráveis”.

    Curtir

  19. Meu querido, muito tendecioso esse texto. Você simplesmene se baseio em algumas falas do Pr Ed para escrevre seu texto. Na pregação Ele cita alguns monstros …como a corrupção do PT, mas isso você não menciosa no seu texto Por que vc não enfase nisso também ?

    Curtir

  20. Sr pastor vc não pode chamar os cristãos que irão votar no candidato Bolsonaro de monstros sociais, é uma falta de respeito com o ser humano, me admira o Sr sendo pastor tratar o ser humano de monstro social. Que falta de amor de Cristo da sua parte!

    Curtir

  21. Eu ouço , às vezes, o Pr Ed René Kivtz.
    Gosto de muitas coisas que ele traz para o seu público; muitas inspiradas por Deus, outras não.
    Ele tem todo o direito de repudiar o que desejar; eu , como um cristão livre em Jesus Cristo, tenho todo o direito de julgar, analisar e examinar suas palavras.
    Não concordei com ele, não segui suas palavras, mas o respeitei como um irmão em Cristo.
    Deus seja louvado.
    Que Deus abençoe nosso presidente Jair Messias Bolsonaro.

    Curtir

  22. Eu acho que nós temos que ter uma visão profética. Bolsonaro tá do lado de Israel, e USA. Sendo assim, está contra o comunismo que escraviza o povo. Tudo nesta terra é conquistado com esforço. Nós sabemos que o Anticristo há de enganar os Judeus nos Últimos dias. Mas a guerra é contra as trevas. Eu não acredito Que Deus apoia Governos de Esquerda.

    Curtir

  23. Aonde estão os críticos ???? Nessa altura do século falar em comunismo é burrice,mas pra uma malta de “ovelhas” acostumadas a serm levadas ao matadouro,isso não soa como novidade.Espero que os criticos tenham se arrependido e pedido perdão a que Ed René disse,mas como muitos sequer compreenderam o que foi dito…duvido muito.Repetirão a eterna cantilena de comunista,e bla bla bla…Se Cristo voltasse hoje com as mesmas idéias “absurdas” com certeza sabemos quem o crucificariam novamente…

    Curtir

Comentários