Evangélicos divulgam Manifesto de apoio a Guilherme Boulos e Sônia Guajajara


No manifesto, evangélicos se declaram “ao lado daqueles que estão politicamente engajados com as justiças do Reino”.


Publicado em 31 de agosto de 2018.

Os presidenciáveis Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, do PSol. Reprodução editada.

Evangélicos de várias igrejas lançaram um Manifesto de apoio ao candidato a presidente da República Guilherme Boulos e sua vice, a líder indígena Sônia Guajajara, ambos do PSol. O manifesto foi divulgado nas redes sociais, na página “Evangélicos com Boulos”, no Facebook.

Lideranças e membros de várias igrejas assinam o documento, como o pastor batista Henrique Vieira, do Rio de Janeiro. Dentre as igrejas, estão: Assembleia de Deus, Batista, Metodista e Quadrangular, além de outras menores.

Segundo Heber Farias, membro da Igreja Batista da Água Branca (IBAB) em São Paulo, e que também assina o Manifesto, trata-se de uma união de evangélicos progressistas e movimentos sociais, em prol de uma candidatura a favor dos oprimidos e da diversidade:

“São evangélicos progressistas que se aliaram à Mídia Ninja, para se pontuar ao lado da candidatura do Guilherme Boulos e da Sônia Guajajara.

Acreditamos na construção coletiva com partido e movimentos, dando voz à diversidade.”

Segue abaixo a reprodução do Manifesto, que pode ser assinado on line.

Manifesto – Evangélicos com Boulos e Sonia

Estamos em tempos difíceis. Cada vez mais vemos a Criação clamar por transformações sociais. As desigualdades e opressões têm assumido um protagonismo cada vez maior na sociedade, deixando de ser exceção e tornando-se regra. Acreditamos que não há construção do Reino sem a busca da sua Justiça, e não há salvação sem preocupação com a vida do povo. Acreditamos que, na qualidade de seguidores de Cristo, para caminharmos de acordo com o Evangelho é fundamental não nos acomodarmos às práticas religiosas, mas, vivermos e praticarmos o que a Palavra nos ensina. Cremos que a fé não se desamarra de nossas posições políticas e ações na sociedade; pelo contrário, acreditando que o Reino de Deus é um todo para toda criatura, temos o dever de colocarmo-nos ao lado do oprimido, do pobre e daqueles que a sociedade marginaliza (Isaías 1:17).

Vemos e experimentamos uma sociedade dividida, marcada pela polarização entre esquerda e direita; por violências inúmeras, a exemplo do racismo, da violência contra as mulheres; onde o preconceito é aval para assassinatos, onde a segurança pública tem a polícia que mais mata e mais morre; somos um país que explora e coloniza os povos originários de sua própria terra. Some-se a isso uma série de retrocessos em relação aos direitos da classe trabalhadora, a crescente ameaça de supressão de Direitos Fundamentais, o crescimento do fundamentalismo religioso e de grupos que se apropriam de um discurso conservador.

Diante de atrocidades sociais o próprio Cristo nos ensina a nos revoltarmos e lutarmos contra o sistema de principados e potestades que produzem a miséria e a morte. Na visão do profeta Ezequiel, Deus se revolta com o sistema de Sodoma ao ver os pobres e miseráveis serem ignorados por uma sociedade absurdamente rica (Ez 16:49-50). Jesus demonstra essa revolta quando questiona o direito ao céu e à eternidade daqueles que nesse mundo nada fizeram pelos estrangeiros, presos, pobres e necessitados (Mt 25:35-45). Assim também seguiram os profetas dos últimos séculos: Pr. Martin Luther King Jr. nas lutas pelos direitos civis dos EUA, Dietrich Bonhoeffer na alemanha nazista, e mulheres como Dorothy Stang assassinada por denunciar as atrocidades cometidas aqui no Brasil.

Entendemos que, sendo essa também nossa missão, precisamos nos revoltar contra o sistema político/social/econômico contemporâneo, apresentando frentes de luta contra a fome, a desigualdade, a exclusão, a violência, a produção de presos e a morte. Somos pelo direito à vida, vida em abundância, com liberdade de corpos e mentes.

Sendo assim, nos posicionamos ao lado daqueles que estão politicamente engajados com as justiças do Reino. A institucionalidade é uma realidade na Bíblia. Nela vemos as formações dos juízes a partir de Moisés, depois a instituição dos reis em I Samuel, onde a própria Bíblia revela como uma nação pode desandar socialmente a partir da crise do poder. Em Mateus 2:16-18, Herodes ordena a morte massiva de crianças pelo medo de ser apeado do poder tão logo recebe as notícias do nascimento do Cristo. A institucionalidade é um meio que nos é dado de incidir diretamente contra as desigualdades, contra as iniquidades e contra os “reis” homicidas do nosso país.

Acreditamos que o projeto político encampado por Guilherme Boulos e Sônia Guajajara traz as propostas mais coerentes para o combate a este estado de exploração. Guilherme Boulos vem do movimento popular, sua biografia é marcada e construída na luta junto àqueles que não tem casa, pela efetivação do direito social à moradia – presente no art. 6º da Constituição Federal – como também pela aplicação da função social da propriedade, prevista no inciso XXIII do art. 5º da mesma Constituição. Por sua vez, Sônia Guajajara, mulher nordestina, também possui sua trajetória fincada no movimento social, ocupando a posição de primeira candidata indígena de todas as Américas a disputar um mandato na presidência de seu país, visando a ocupar um lugar no Palácio do Planalto. Além disso, atua na coordenadoria executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que unifica mais de 305 povos.

Estamos, portanto, ao lado daqueles dispostos a construir uma sociedade onde haja vida com abundância, justiça, equidade e direitos para todas e todos. Estamos do lado de quem torna a nossa fé em ação real no aqui e no agora, em prol da construção do Reino de Deus. Por isso acreditamos no projeto de sociedade de Boulos e Guajajara e nos posicionamos, enquanto seguidores de Cristo na busca pelo Reino e sua Justiça, ao lado dessa candidatura.

Vamos juntos? Se você também tem interesse nesse projeto e quer se juntar nessa caminhada com a gente, assine esse documento e participe do

#EvangélicoscomBoulos”
Rachel Daniel / IBAB / São Paulo
Marcelo Rocha/ mídia NINJA / São Paulo
Heber Farias / IBAB / São Paulo
Henrique Vieira / igreja batista caminho / Rio de Janeiro
Alexya Lucas Evangelista Salvador / Igreja da Comunidade Metropolitana / Mairiporã -SP
Caio Marçal / missionário e teólogo / Belo Horizonte
Maurício Ogliari / IBAB / São Paulo
Vinícius Lima / SP Invisível / São Paulo
Lucas Ferreira / IBAB / São Paulo
Willian Pereira / batista / Belo Horizonte
Jason Simões / Igreja de Cristo no Brasil / Fortaleza
Mateus Mendonça / IBAB / São Paulo
Marcos Habib / Aliança de Batistas do Brasil / Teresópolis -RJ
Laura Helena / cristã / Embu das Artes – São Paulo
Vinicius Batista Flor / Fernando de Noronha
Pr. Isais Neto / Caminho da garça / Ipiaú
Tayanna Santos de Jesus Sbrana / Assembleia de Deus – Missao / Maraba-PA
Rosely Anacleto / Verbo da Vida / Aracaju
Silas Araujo Leite de Oliveira / A Casa da Rocha / Sao Caetano do Sul
Natalia Dias / Sao Paulo
Esther / Vitoria – Espirito Santo
Camila / Igreja Nova Vida / Brasilia- DF
Fabiana Bembo Setti Araújo / Igreja em Ribeirão Preto / Ribeirão Preto/SP
Andre Luiz Severiano / ADNipo / Santo Andre/SP
Rubens Abranches Filho / Vineyard Sanca / São Carlos / SP
Moses Song / Boituva/São Paulo
Christian Santos / Igreja Metodista 3RE / Sāo Paulo
João Alexandre Wyatt Nascimento / Igreja Católica Apostólica Romana / Vila Velha e Vitória / Espírito Santo
Erick Padovan Dantas / Nazareno / Campinas/ SP
Marianna Lima / Ministerio Internominacional para Evangelismo ( MINTRE). / Guarulhos/SP
Toninho Vespoli / comunidades de base / São Paulo
vinicius Querzone de Oliveira Sousa / batista / Espirito Santo
Franciano F. Nogueira / assembléia de Deus / São Paulo
patrick matheus de oliveira / Igreja Batista Central em Brasilia Teimosa / Recife
Sônia Regina de Souza Daniel / São Paulo
Odara / Igreja Batista / João Pessoa PB
Adriana de Paula / batista / Belo Horizonte
Neide Queiroz de Andrade / Recife
Cesar Luis Taques / Igreja Avivamento / Balneario Camboriu-SC
Deizimar / Igreja Cristã Maranata / Macaé RJ
cATARINA / COMUNIDADE BATISTA EM SG / SÃO GONÇALO/RJ
Rosane Tavares / Presbiteriana / Belo Horizonte/MG
Regiane Miranda Santos / Quadrangular / Goiania

Acompanhe nossa Coluna Política!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s