29 de agosto | Dia Nacional da Visibilidade Lésbica


Publicado em 29 de agosto de 2018.

Bandeira Lésbica.

O dia 29 de agosto foi instituído como Dia Nacional da Visibilidade Lésbica em 1996, em referência ao I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). Em 2003, durante o V Senale, as lésbicas reafirmaram essa data e decidiram realizar atividades em todo o país, nesse dia.

Segundo o Manual de Comunicação LGBT, um guia para veículos de comunicação:

“Lésbica: Mulher que é atraída afetivamente e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero. Não precisam ter tido, necessariamente, experiências sexuais com outras mulheres para se identificarem como lésbicas.”

Segundo o Manifesto da Liga Brasileira de Lésbicas,

“O direito de ser como somos é o primeiro dos direitos para a garantia de uma vida saudável. A mulher sempre foi invisibilizada na sociedade brasileira, especialmente quando se trata de direitos e espaços de poder. Se estas mulheres são lésbicas e negras, a invisibilidade, o preconceito e discriminação é ainda maior.

Por isso, a cada dia cresce a organização lésbica feminista na luta por políticas públicas que garantam igualdade e dignidade para esta população.

Para nós da Liga Brasileira de Lésbicas, o dia nacional da visibilidade lésbica representa resistência ao machismo, ao patriarcado e sua expressão mais nociva – a heterossexualidade como norma. A Visibilidade Lésbica é uma forma de dizer não ao cerceamento sobre nossos desejos e afetos.”

Neste 29 de agosto, o Ativismo Protestante se une a todas e todos que lutam por mais visibilidade e menos preconceito e violência contra homossexuais. Também reiteramos nosso compromisso com a causa LGBTI+ e com a luta pela defesa dos direitos das mulheres. Inclusive o direito de viver sua sexualidade plena e livremente, em segurança e sem nenhum tipo de violência.

Acompanhe nossa Coluna LGBTI+!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s