Humor | Após 24 horas sem fake news, membros do MBL são internados com crise de abstinência

Membros do MBL: Kim Kataguiri (esq), Fernando Holiday (centro) e Arthur do Val, da página “Mamãe Falei”. Reprodução.

O anúncio da exclusão de 196 páginas e 87 perfis, feito nessa quarta-feira (25) pelo Facebook, levou à internação de alguns membros do Movimento Brasil Livre (MBL), 24 horas depois. Segundo informou um psiquiatra do hospital onde os meninos ficaram, o motivo seria uma crise de abstinência generalizada viral.

– O estado deles é estável, mas pode piorar a qualquer momento, caso suas páginas e perfis não voltem mais… Estavam desde 2016 envolvidos nesse submundo da propagação de desinformação e intriga. Não é fácil sair desse vício… – disse o médico.

Ainda segundo o médico, foi dado um paliativo para os meninos, para acalmá-los e estabilizar suas emoções.

– Deixamos eles acessarem a página da revista Veja e lerem algumas fake news, como medida de redução de danos. Isso será retirado deles aos poucos, para que se acostumem com a verdade sem manipulação.

Segundo o anúncio do Facebook, as “páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”. A ação em rede envolvia milhares de pessoas e tinha “comportamentos não autênticos coordenados”, ferindo as Políticas da Comunidade da rede social – de acordo com matéria da agência de notícias Reuters. Notícias sensacionalistas e duvidosas, de sites como “Jornalivre” e “O Diário Nacional”, eram veiculadas exaustivamente pela rede.

Em nota, o MBL disse ser vítima de censura e perseguição ideológica “de esquerda” do Facebook contra páginas de direita e conservadoras.

Alguns membros do grupo de extrema-direita acusaram o microblog de pertencer ao filho de Lula, em sociedade com George Soros, PT e Foro de São Paulo.

Acompanhe nossa Coluna Humor!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s