Opinião | Cristoide


“O cristoide de hoje é uma releitura do “sepulcro caiado” de ontem.”


Por Osmar Carvalho*

Imagem: Ativismo Protestante.

Precisamos dar nomes aos bois. À medida que o tempo passa, novos “bois” vão surgindo, e à língua precisa evoluir para acompanhá-los, seja de que tipo forem. Cunhei a palavra “cristoide” para invocar os imbecis cristãos fundamentalistas (evangélicos, católicos, etc).

A ideia nasceu enquanto estava pensando em um termo para categorizar essas pessoas que propagam o ódio sob a égide de liberdade religiosa; no caso, o cristianismo. Essas que se opõem ao casamento homoafetivo, descriminalização do aborto, apoiam e acham linda a Ditadura Militar, alimentam a xenofobia, misoginia, racismo, entre outros absurdos, preconceitos e discursos de ódio excludentes – tudo “em nome de Jesus”.

O vocábulo foi formado por derivação sufixal, uma junção do radical da palavra “cristo” com o sufixo grego “óide” (agora “oide” sem acento, depois do acordo gramatical firmado entre Brasil e Portugal) – que significa “aparente, que tem aparência de”. Ou seja, tem aparência de Cristo. Não é um rótulo, mas uma denúncia de um pseudocristianismo, que tem aparência de piedade.

O cristoide de hoje é uma releitura do “sepulcro caiado” de ontem, termo usado por Jesus no evangelho de Mateus (sugiro ler o capítulo 23 inteiro) para categorizar os religiosos hipócritas da sua época.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. (Mateus 23: 27)

Alguns vocábulos já consagrados pelo uso desse sufixo são: “intelectualoide”, “fascistoide”, “imbeciloide” e “debiloide”.

Usem sem moderação!


Sobre o autor desse artigo

*Osmar Carvalho é colaborador do AP em São Paulo.

Acompanhe nossa Coluna Opinião!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s