Igreja Metodista divulga declaração homofóbica

Reprodução do Facebook.

Em uma carta aberta divulgada nessa sexta-feira (25) em seu site, denominada “Declaração do Colégio Episcopal da Igreja Metodista”, a Igreja Metodista do Brasil emitiu uma determinação homofóbica, proibindo seus pastores e pastoras de “realizar cerimônia ou atos similares que celebrem, enquanto tal, a união estável ou casamento entre pessoas do mesmo sexo“.

O princípio, segundo a Declaração, está fundamentando nas Sagradas Escrituras (Bíblia) “como suficientes regras de fé e de prática para todos os cristãos e cristãs“.

Em sentido genérico, homofobia é aversão e repulsa a homossexuais, mas, segundo o professor constitucionalista Leonardo Sarmento:

“[Homofobia] Abarca hoje em dia com o surgimento de novas denominações além de qualquer ato ou manifestação de ódio ou rejeição a homossexuais, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, ainda lésbofobia, bifobia e transfobia e outras significações mais que carreguem o mesmo sentido hermenêutico.”

O Brasil é o país  onde mais se mata homossexuais no mundo. Em 2017, foram registrados 445 casos de assassinatos de homossexuais em todo o país, segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia. De acordo com a ONG Transgender Europe, entre 2008 e junho de 2016, 868 travestis e transexuais foram mortos de forma violenta.

A homofobia institucional eclesial vem sendo praticada publicamente pelas igrejas evangélicas, sobre o pretexto de liberdade de crença. Além disso, igrejas evangélicas militam contra a criação de uma legislação para criminalizar a homofobia (como racismo e misoginia), pois elas se valem dessa omissão da proteção da garantia dos Direitos Humanos dos gays. Para isso, contam com o forte apoio da bancada evangélica no Congresso Nacional, conservadora e reacionária.

A Declaração é assinada por vários bispos metodistas. Leia na íntegra abaixo.

Acompanhe nossa Coluna LGBTI+!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s