Jesus era negro


“A figura do Jesus de olhos azuis, pintado há séculos pela igreja católica principalmente, é uma invenção eurocentrista que nada tem a ver com o Jesus real.”

_100588759_jesus_cicero-moraes_2018
Concepção artística do designer gráfico especialista em reconstituição facial forense Cícero Moraes mosta que judeus que viviam no Oriente Médio no século 1 tinham a pele, o cabelo e os olhos escuros. Imagem Cícero Moraes/BBC BRASIL. Reprodução.

Nada de cabelos castanhos longos, pele clara e olhos azuis. O Jesus histórico era negro, baixinho, cabelo sempre cortado, semelhante a seus contemporâneos judeus. Pelo menos é o que afirmam especialistas ouvidos pela BBC.

A imagem que foi criada a partir do período bizantino, na Idade Média, se preocupava mais em retratar um Jesus divino, forte e invencível como um imperador, não um Jesus humano, de aparência debilitada, frágil, maltrapilha e que lutava por minorias, pobres e injustiçados.

Embora a Bíblia não relate nada sobre a aparência física de Jesus, há alguns indícios que podem revelar dados sobre o povo daquela época. Segundo o pastor batista Henrique Vieira, a imagem de um Cristo branco era conveniente para tentar legitimar a narrativa de que os negros e indígenas eram inferiores, o que justificaria a expansão marítima européia, a colonização e a escravidão. Para Henrique, “um Jesus afro-asiático seria no mínimo um incômodo para o branco europeu colonizador e para os escravocratas da América, todos cristãos”. (assista ao vídeo abaixo)

“Jesus é negro! Por que nós afirmamos isso? Porque não eram comum encontrar pessoas brancas na Palestina, onde Jesus cresceu. Porque o menino Jesus, segundo a memória do Evangelho, foi levado em fuga para o Egito pelos seus pais, fugindo da perseguição do rei Herodes, justamente para aumentar suas chances de não ser percebido. Se Jesus fosse branco ,de olhos claros, não seria para o Egito que seus pais o levariam; seria como tentar esconder uma criança suíça em uma escola nigeriana.”

Em 2001, o especialista forense em reconstruções faciais britânico Richard Neave, utilizando conhecimentos científicos,  reconstruiu para um documentário produzido pela BBC uma imagem que pode ser considerada próxima do Jesus histórico. A partir de estudos de três crânios do século 1, de antigos habitantes da região onde Jesus teria vivido, O rosto foi reconstruído utilizando modelagem 3D; representa um homem típico daquela época.

_100592071__87264971_jesus_bbc
Ilustração feita por especialista Richard Neave para documentário da BBC em 2001. Reprodução.

A figura do Jesus de olhos azuis, pintado há séculos pela igreja católica principalmente, é uma invenção eurocentrista que nada tem a ver com o Jesus real. Mas tal imagem perdura até hoje, pois foi amplamente representada e divulgada por artistas em quadros, pinturas, esculturas e mosaicos. Também seria adequada para a aceitação na Europa e no mundo.

Acompanhe nossa Coluna Negros!

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s