Editorial | Socialista, comunista, progressista e cristão, com orgulho


“Jesus nos deixou vários exemplos e mandamentos que remetem ao socialismo.”

picsart_02-02-01932318026.jpg
Imagem: Reprodução da internet editada.

Por que ainda nos incomodamos ou tentamos disfarçar, quando as pessoas nos chamam ou “xingam” de socialista, comunista, progressista ou esquerdopata, para nos “ofender”? Sério, deveria nos encher de orgulho sermos reconhecidos como tal.

Eu mesmo me considero uma vergonha para a esquerda, pois meu “esquerdismo” tem mais a ver com as ideias de justiça de Jesus do que com o materialismo histórico-dialético de Marx e outros do gênero.

A última vez que me assentei em uma roda de socialistas e comunistas me senti tão burro que não ousei abrir minha boca para falar nada. Contentei-me em ouvi-los. E esse pessoal (da USP, PUC, e outras Universidades), realmente, é muito inteligente, o que só aumenta meu orgulho de ser reconhecido como um deles. Eu não me achei digno de amarar suas sandálias progressistas.

Progressismo

Só para te situar, antes do progressismo, tivemos grandes pensadores que iniciaram o rompimento com o tradicionalismo religioso e o conservadorismo que ele impunha às pessoas: o iluminismo. Essa corrente ideológico-político-filosófica do século XVIII defendia a ciência e a razão humana como caminhos para o pregresso da humanidade, não a religião. O positivismo radicalizou tanto com as ideias do iluminismo que seus seguidores chegaram a criar uma “religião” positivista da humanidade. Assim como o iluminismo, o progressismo é reformista e secular, características que fazem dele um contraponto aos dogmas das igrejas, principalmente as cristãs. Segundo Norberto Bobbio, em seu Dicionário de Política:

“A ideia de progresso pode ser definida como ideia de que o curso das coisas, especialmente da civilização, conta desde o início com um gradual crescimento do bem-estar ou da felicidade, com uma melhora do indivíduo e da humanidade, constituindo um movimento em direção a um objetivo desejável.”

No mesmo livro, Bobbio também nos dá uma definição de Estado Social, ou Estado de bem-estar, ou Estado assistencial:

“O Estado do bem-estar (Welfare state), ou Estado assistencial, pode ser definido, à primeira análise, como Estado que garante “tipos mínimos de renda, alimentação, saúde, habitação, educação, assegurados a todo o cidadão, não como caridade mas como direito político” (H. L. Wilensky, 1975).”

Socialismo e Comunismo

Segundo Friedrich Engels, em uma nota de rodapé do Manifesto Comunista:

“‘Comuna’ era o nome que se dava às cidades nascentes, mesmo antes de terem conquistado a autonomia local e os direitos políticos de “terceiro estado” (uma espécie de colônia da monarquia). Era assim que os habitantes das cidades da Itália e da França chamavam as suas comunidades urbanas, depois de comprar ou conquistar dos senhores feudais seus primeiros direitos a um governo autônomo.”

Não é maravilhoso saber isso? Que as primeiras cidades comunistas da Europa eram aquelas cujos habitantes lutavam por Direitos Humanos básicos? O que poderia haver de ofensivo ou depreciativo nisso? Nada! Só orgulho!

Socialismo e Cristianismo

Jesus nos deixou vários exemplos e mandamentos que remetem ao socialismo:

“Venda tudo o que tem e divida com os pobres.”
“Faz uma festa, passa na rua, e chama os pobres.”
“Pega o pobre na rua, cuida dele e paga tudo.”

Ou seja, você está do lado de Jesus Cristo, Voltaire, John Locke, Montesquieu,  Auguste Comte, Jean Paul Sarte, René Descartes, Simone de Beauvoir, Friedrich Nietzsche, Immanuel KantKarl Marx, Friedrich Engels, Leon Trótski, entre outros gênios que a humanidade produziu. Sinta-se importante!

Por outro lado, se eu me acho tão leigo em relação aos ideais de esquerda (e realmente sou, pois minha formação é toda de exatas), imagina esses que me têm por um autêntico e respeitável esquerdista. Esse é um modo de consolar e ser consolado, quando encontramos alguém mais ferrado que nós. A gente até faz uma oração e agradece a Deus pelo que é e tem … é humanizador.

Devemos parar de agir como se soubéssemos da nossa superioridade intelectual e quiséssemos nos rebaixar ao nível do agressor, como sinal de humildade cognitiva. Há um abismo cultural que eles precisam atravessar, não nós.


Colaborou nesse artigo

Osmar Carvalho é engenheiro e colaborador do AP em São Paulo .

Acompanhe nossos Editoriais!

2 comentários

  1. Que vergonha! Qualquer pessoa ja leu livro historia sabe muito bem socialismo anti cristão, historia mostra URSS As autoridades soviéticas perseguiram, em diferentes formas cristianismo em Cuba e recentemente o Governo da Bolívia tentou proibiu o cristianismo

    Mandamento bíblico 10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

    Mas ideologia Comunista diz; Vamos invadir Terra, pegar os bens do Burguês opressor!

    Mandamento bíblico “Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante”.

    Mas servo desta ideologia comunista estão invadido sorrateiramente como vermes as escolas estão colocando ideologia de gênero mentes das crianças, para afastar Deus

    Jesus deu mandamento “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem”.

    Quem acha pode misturar evangelho de Deus com esta nefasta ideologia comunista vão terminar igual estes Padres CNBB

    Curtir

  2. Artigo pobre e sem fundamento.
    “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.”

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s