Editorial | Precisamos de uma Igreja Protestante Progressista


“Chega de sentirmos medo por causa da nossa ideologia de esquerda, sob o risco de sermos excluídos ou punidos.”

FB_IMG_1516548645537_1516548786185.jpg
Catedral da Sé em São Paulo. Foto: Ativismo Protestante.

Já faz um tempo que nos perturba, inclusive em sonhos, a ideia de fundar uma igreja protestante progressista. Passou da hora de termos nosso própria local de adoração.

Não podemos mais fechar os olhos para a histórica associação e sujeição das igrejas ao capitalismo. A pregação que leva o rebanho de Cristo à passividade, diante do injusto sistema produzido pela burguesia, precisa ser calada e combatida. O discurso de submissão a leis e a uma política injustas, como vontade permissiva de Deus, precisa ser vencido pelo chamado cristão à desobediência civil, pois assim Jesus ensinou.

Chega de vagarmos por aí, mendigando aceitação, sujeitos a desmandos e ordenanças de pastores canalhas, que explícita e vergonhosamente se associam a políticos medíocres para apoiar projetos espúrios de governo contra o povo.

Chega de termos que cobrir o rosto com o manto da falsa moderação, para sermos tolerados e podermos ocupar um assento na igreja, sem sermos olhados com desprezo

Chega de sentirmos medo por causa da nossa ideologia de esquerda, sob o risco de sermos excluídos ou punidos. As eras da escravidão já foram vencidas, ao alto custo de muitas vidas e sangue derramado.

Chega de sermos convocados a dar explicações, simplesmente por defendermos pautas sociais e praticarmos a defesa das minorias, como consta numerosas vezes no Evangelho de Jesus.

Chega!

Imaginemos o João pregando desobediência civil às leis que oprimem os mais fracos, o Pedro convocando o povo às ruas contra o governo totalitarista, o Marcos mostrando um Cristo negro e subversivo, a Maria liderando uma passeata feminista por direitos iguais, Lucas algemado pela polícia na praça, em defesa dos Direitos Humanos, e o Mateus citando Marx como referência protestante.

Precisamos de uma revolução que nos liberte desses grilhões eclesiásticos da velha igreja. O nome seria Igreja Ativista Protestante ou Igreja Protestante Progressista.

Acompanhe nossos Editoriais!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s