Morre Billy Graham, pastor e evangelista, aos 99 anos

Billy Graham. Reprodução.

O mundo perdeu hoje uma das grandes pessoas que já caminharam por ele. Assim como todos os líderes, Billy Graham esteve longe de ser unanimidade, mas ao mesmo tempo o seu legado ecoará na vida de milhões de pessoas espalhadas pelos “quatro cantos do planeta”. Ele morreu aos 99 anos, nesta quarta-feira (21), em sua casa, na Carolina do Norte, EUA.

Pai de 5 filhos, avô de 19 netos e bisavô de 28 bisnetos, Billy Graham foi casado com Ruth Graham, filha de missionários presbiterianos que viviam na China e de quem ficou viúvo em 2007.

Ruth Bell Graham, esposa de Billy, lê para seus filhos: Anne, Gigi, Franklin e Ruth. Reprodução.

Precursor das cruzadas evangelísticas e dos cultos transmitidos por Rádios e TVs, Graham também atuou como uma espécie de capelão da Casa Branca, aconselhando diversos Presidentes Norte Americanos, desde Richard Nixon a quem ajudou na campanha presidencial em 1960, a Bill Clinton.

Billy Graham e o presidente dos EUA, John Kennedy. Reprodução.

Membro da Convenção Batista do Sul, iniciou seu ministério no ano de 1939, ainda durante a sua juventude, no mesmo ano em que teve início a segunda guerra mundial. Nesse período Billy Graham fundou o ‘Ministério mocidade para Cristo’, movimento que tinha o intuito de levar o evangelho aos jovens e soldados norte-americanos que iam à guerra.

Passado esse período, Graham viajou por todo o EUA e Europa pregando em diversos lugares e se tornando conhecido como um jovem pregador.

Já no ano de 1948 há exatos 70 anos, o Reverendo deu início às famosas Cruzadas Evangelística, nome dado a uma espécie de turnê que Billy Graham fazia por várias partes do mundo pregando o evangelho, sendo a última dessas “turnês” realizada no ano de 2006 nos EUA, quando teve de se afastar devido à fragilidade de sua saúde. A partir de então, o evento fora assumido por seu filho, o também evangelista Franklin Graham.

Billy Graham. Reprodução.

Das Cruzadas ocorridas no Brasil, houve duas no Rio de Janeiro (1960 e 1974) e ambas tiveram a presença do evangelista. No ano 2000 Graham volta ao Brasil em uma de suas Cruzadas, sendo dessa vez na cidade de Recife. Posteriormente houve outras duas cruzadas no Brasil, uma em 2008, na cidade de São Paulo, e outra em 2010, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, sendo as últimas já sob liderança de seu filho, Franklin Graham.

De acordo com a equipe que lhe acompanhava, no ano de 1993 mais de 2,5 milhões de pessoas já haviam “aceitado a Jesus como Salvador” durante suas pregações. E no ano de 2008, quando Billy Graham completou 90 anos de idade o seu programa de TV e Rádio, intitulado Graham’s lifetime alcançou a marca de audiência de 2,2 bilhões de pessoas que assistiram e/ou ouviram suas mensagens.

Billy Graham e Martin Luther King. Reprodução.

Histórias como essa são apenas uma parte do grande legado que Billy Graham deixou ao mundo, no dia de hoje. Muitas outras coisas foram feitas e, a exemplo das palavras de Jesus, quando nos disse que “faríamos coisas ainda maiores” (João 14:12), Billy Graham alcançou essa meta, anunciando as palavras de Jesus de Nazaré a milhões de pessoas.

Hoje se cumpriu de fato uma das muitas frases que lhes são atribuídas: Billy Graham realmente mudou de endereço.

Em tempo, não poderíamos deixar de registrar que mesmo Billy Graham sendo de postura teológica conservadora, no dia de hoje há registros dos mais diversos teólogos e teólogas que, à medida que lamentam a sua morte, agradecem a Deus por sua vida, mostrando que, independente de visão teológica, Graham merece considerações e elogios.


Sobre o autor desse artigo

Alain Oliveira é casado com Wanessa; estudante de geografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL); estudante de teologia no Seminário Teológico Batista de Alagoas (Setbal); membro da Primeira Igreja Batista em Tabuleiro (Maceió/AL) e seminarista pela mesma igreja. Trabalhou durante três anos com população de rua e conhece bem as injustiças cometidas com essas pessoas.

Acompanhe nossa Coluna Igrejas!

Um comentário

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s