Vídeo com dicas de sobrevivência para negros durante intervenção militar no Rio viraliza

Youtubers AD Junior (esq.) e Spartakus (centro) e o repórter Edu Carvalho (dir.). Reprodução.

O repórter do FaveladaRocinha.com, Edu Carvalho, e os youtubers Spartakus Santiago e AD Junior gravaram um vídeo com dicas de sobrevivência para a população negra, durante o período de intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro.

Na página do Facebook do youtuber Spartakus Santiago, o vídeo “Intervenção do Rio: dicas para sobreviver a uma abordagem indevida” já conta 1,7 milhão de visualizações.

“Esse vídeo fala sobre abordagens de agentes de segurança do nosso país, que abusam do poder durante o momento da abordagem” – diz AD Junior no vídeo.

“A gente tá aqui fazendo esse vídeo para dar algumas dicas, porque infelizmente nós negros somos sempre alvos de abusos e retaliações” – afirma Edu Carvalho.

Algumas dicas são básicas, como evitar sair tarde da noite, andar com documentos, levar nota fiscal de produtos caros e filmar abordagens com celular.

Outras dicas aludem a casos que repercutiram na mídia, como não usar furadeira nem guarda-chuva em locais públicos, pois podem confundir com arma. Em 2010, o fiscal de supermercados Hélio Ribeiro, de 46 anos, foi morto com um tiro de fuzil, enquanto instalava um toldo no terraço de sua casa usando uma furadeira. Um cabo do BOPE, Leonardo Albarello, o teria confundido com um traficante. O cabo foi absolvido dois anos depois.

O vídeo também sugere não carregar pinho sol nem água sanitária na bolsa. Em 2013, o morador de rua Rafael Braga foi preso durante manifestações no Rio, por portar uma garrafa de desinfetante e uma outra contendo água sanitária. Ele foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão, sob a acusação de que os materiais poderiam ser usados na fabricação de coquetel molotov.

Assista ao vídeo abaixo!

Acompanhe nossa Coluna Negros!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s