Morre o jornalista Carlos Alberto Caó, ativista que tornou o racismo crime inafiançável

O jornalista Carlos Alberto Caó de Oliveira. Reprodução editada.

Morreu nesse domingo (4) o jornalista e advogado Carlos Alberto Caó de Oliveira, no Rio de Janeiro, aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Salvador (BA), o jornalista foi militante do movimento estudantil e do movimento negro, além de ter sido eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, em 1982. Caó foi preso durante a ditadura militar, por causa da sua militância. Na política, atuou no processo de redemocratização do Brasil, como parlamentar constituinte. Foi secretário do trabalho e da habitação no governo de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. Era filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Foi ele quem incluiu na Constituição de 1988 o inciso ao Artigo 5º, tornando a prática de racismo crime inafiançável e imprescritível. Também foi o autor da Lei nº 7.437/1985, o qual mudou o texto da Lei Afonso Arinos, de 1951, passando a tratar como contravenção penal o preconceito de raça, cor, sexo e estado civil. O texto ficou conhecido como Lei Caó, em sua homenagem.

Segundo o jornal O Globo, Carlos Alberto de Oliveira trabalhou na Luta Democrática em 1964; atuou como repórter nos jornais Diário Carioca, Tribuna da Imprensa, O Jornal e Jornal do Comércio, além da TV Tupi. Em 1971, entrou para o Jornal do Brasil, trabalhando como repórter econômico, logo assumiu os cargos de subeditor e editor de Economia. Caó foi um dos fundadores da Associação dos Jornalistas Especializados em Economia e Finanças (Ajef), criada em 1974, sendo eleito presidente da mesma em 1975, e presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, entre 1981 e 1984. Além de tudo isso, ainda criou também o Clube dos Repórteres Políticos, do qual foi secretário-geral.

Acompanhe nossa Coluna Negros!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s