Opinião | Jesus era politizado

Imagem: Ativismo Protestante

Jesus não foi um fundamentalista religioso. Nunca cogitou ser. Denunciou os opressores da religião e do estado, foi contra o acúmulo de dinheiro e exploração do sistema econômico, acolheu as crianças pobres. Fez bagunça no templo, ao expulsou os vendilhões, além de profetizar sua destruição. Ao contrário do que muitos pensam, fez política. Jesus era politizado, não estava isolado do contexto socioeconômico e político-cultural da região da Palestina.

Assentou-se à mesa com pecadores, gente excluída pela elite do seu tempo. Caminhou com os pobres e miseráveis; acolheu e deu voz às mulheres em desobediência ao o sistema patriarcal; gastou a maior parte do seu tempo com pessoas que a sociedade rejeitou. Não negociou com os poderosos do sinédrio e do Império Romano. Optou pelos pobres. Viveu sua vida com liberdade, subversão, profecia e amor. Isso custou-lhe prisão, tortura e assasinato.

Hoje, o Jesus de muitos evangélicos é um indivíduo religioso extremista. Detesta politica, é imparcial diante da injustiça, moralista, machista, defensor das tradições, abençoador dos fiéis da religião. É o Jesus do templo, da prosperidade, do clero, da lei, dos ritos e dogmas, é o Jesus que não falta ao culto de domingo, é fiel no dízimo e lê a bíblia todos os dias. Qual Jesus estamos seguindo?


Sobre o autor desse artigo

Marcos Aurélio dos Santos é Teólogo, facilitador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito (FEED) no Rio Grande do Norte e Coordenador do Espaço Comunitário Pé no Chão. Escreve como colunista do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Ativismo Protestante.

Acompanhe nossa Coluna Opinião!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s