Editorial | Uma Frente de Evangélicos contra a reforma da previdência

26805403_887273391435351_5975064243223951095_n
Imagem: Reprodução editada.

Nos últimos dias, o governo de Michel Temer vem se articulando na tentativa de aprovar a maléfica reforma da previdência. Seus articuladores têm usado das mais mesquinhas e desonestas formas para realizar sua aprovação. Desde a descarada compra de votos com milhões dos cofres públicos a conchavos espúrios com pastores conservadores na estratégia de que os mesmos possam iludir seus fiéis a acreditar na absurda mentira do governo Temer. Não medem esforços! Articulação com deputados para liberação de verba para emendas, reuniões com pastores, acesso aos púlpitos de grandes igrejas para a manipulação das massas. Todo esforço é válido para retirar o direito dos aposentados e trabalhadores e trabalhadoras, principalmente os mais pobres, gente com dignidade, gente que vive do fruto do esforço seu trabalho.

A Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito (FEED) não se calou diante diante de tão grande injustiça contra o povo. Uma voz profética se levanta com um brado de justiça, uma voz representada por um conjunto de vozes no Brasil, para dizer não à reforma da previdência. Pastores e líderes de diversas denominações como batistas, anglicanos, pentecostais, reformados, presbiterianos e muitos outros se posicionaram de maneira firme contra este desmonte dos direitos dos aposentados e aposentadas. As vozes ecoam de vários estados do Brasil como Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e outros. Numa postura de fé, resistência e luta, com base bíblica, o manifesto tem ganhado força e apoio em alguns seguemos do meio evangélico. A seguir, alguns trechos dos posicionamentos dos pastores:

“Nosso Deus valoriza a vida, o trabalho e o descanso. É preciso, apesar de tudo, continuar a luta. Juntemos nossas vozes a favor da justiça!” (Moisés Meireles, missionário da Igreja Batista do Pinheiro em Natal-RN).

“A reforma da previdência será boa somente para os bancos. Jesus teve compaixão das multidões famintas de pão e de justiça social.” (Pastor Fábio Pereira, da igreja Catedral da Paz em São Paulo).

“Hoje nós temos pastores que estão se atrelando ao poder, ao poder do mal que oprime o povo.  Querem cooperar com a reforma da previdência que vai prejudicar toda a população brasileira.” (Pastor Marco Davi, da Igreja Batista no Rio De janeiro).

“É necessário uma modificação no sistema previdenciário, contudo esta deve ser feita de forma democrática, debatendo com a sociedade, debatendo com os trabalhadores, que são os principais atingidos por essa reforma.” (Fernando Alves, líder da igreja Luterana em Natal-RN).

“Não pode haver melhorias das condições de vida social sem mexer naquela parte que mais se beneficia dos recursos e das riquezas que existem no país. Vamos juntar nossas vozes e dizer NÃO à reforma da previdência, posta por este governo ilegítimo.” (Pastor Irenio Chaves, da Igreja Batista).

“Sou contra a reforma da previdência que aí está posta, porque parte de um governo que rompeu com a sociedade, que não escuta mais a sociedade e que tem se mostrado um governo que defende os privilégios de uma minoria.” Pastor Calebe, da Igreja Presbiteriana).

A Frente de Evangélicos reafirma seu compromisso com a justiça a favor dos mais pobres, na luta por dias melhores para a nossa nação, por uma aposentadoria justa para nossos trabalhadores e trabalhadoras para que possam viver de forma digna, como ensina a palavra de Deus. Continuaremos em oração, resistência e luta contra a reforma da previdência.

“O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos” (Salmos 103:6).

Assista ao vídeo do pastor Ariovaldo Ramos, um dos líderes da FEED, contra a reforma da previdência:

 


Colaborou nesse Editorial:

Marcos Aurélio dos Santos é Teólogo, facilitador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito (FEED) no Rio Grande do Norte e Coordenador do Espaço Comunitário Pé no Chão. Escreve como colunista do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Ativismo Protestante.

Acompanhe nossos Editoriais!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s