Censura: Facebook exclui imagem de obra de Michelangelo e pune administrador do AP

wp-image-278133386O Facebook excluiu um post da página do Ativismo Protestante (AP), que continha a imagem da gravura considerada perdida Leda e o Cisne, do artista italiano Michelangelo, nessa segunda (11).

A publicação na página do AP continha apenas a imagem e a frase “Michelangelo zoófilo continua valendo né?”, uma crítica à censura promovida pelo MBL e seus seguidores à exposição LGBT no banco Santander. O banco cedeu à pressão e encerrou a mostra antecipadamente.

wp-image--1248588068.

Além disso, a rede social puniu o administrador responsável pela publicação com três dias de exclusão, sem poder usar suas funcionalidades, como curtir, comentar, compartilhar, postar e usar o messenger, aplicativo de mensagens. Toda vez que o administrador tenta usar um desses recursos, aparece a mensagem ao lado.

A gravura, pintada por Cornelis Bos, é um quadro que retrata uma mitologia grega, na qual Zeus é atraído por uma bela princesa, casada com um herdeiro de Esparta. Com medo de assustar a jovem com sua imagem gloriosa de Deus onipotente, Zeus se transforma em um exuberante cisne, para se aproximar discretamente dela e conseguir seduzi-la. Os dois se entrelaçam amorosamente e Leda dá à luz filhos. A cena tem diversas versões em forma de quadro, inclusive uma de Leonardo da Vinci. A imagem também é de domínio público, ou seja, não foram infringidos direitos autorais.

Um eleitor do deputado federal de extrema direita Jair Bolsonaro denunciou a publicação ao Facebook, que acatou e exclui a imagem sem prévio aviso ou direito de resposta do AP.

wp-image--2055098701.

O mesmo eleitor comemorou em um comentário na página, postando a decisão.

wp-image--770750268.

Segundo o Facebook, a imagem feriu sua ‘política da comunidade’.

O AP considerou a decisão arbitrária e antidemocrática, pois feriu a liberdade de expressão e impôs mais uma censura inaceitável à arte, em nossos tempos.

Enviamos uma mensagem ao Facebook, explicando a importância da arte e da mitologia expressas na obra; pedimos que ele revisse a decisão, mas não recebemos nenhuma resposta até a publicação deste artigo.

Reiteramos nosso compromisso na defesa dos Direitos Humanos, das liberdades e das minorias; nossa luta pela igualdade e contra qualquer tipo de intolerância.

Acompanhe nossa Coluna Opinião!

2 comentários

  1. […] Como informou o site do Ativismo Protestante: “A gravura, pintada por Cornelis Bos, é um quadro que retrata uma mitologia grega, na qual Zeus é atraído por uma bela princesa, casada com um herdeiro de Esparta. Com medo de assustar a jovem com sua imagem gloriosa de Deus onipotente, Zeus se transforma em um exuberante cisne, para se aproximar discretamente dela e conseguir seduzi-la. Os dois se entrelaçam amorosamente e Leda dá à luz filhos. A cena tem diversas versões em forma de quadro, inclusive uma de Leonardo da Vinci. A imagem também é de domínio público, ou seja, não foram infringidos direitos autorais.“ […]

    Curtir

  2. […] Como informou o site do Ativismo Protestante: “A gravura, pintada por Cornelis Bos, é um quadro que retrata uma mitologia grega, na qual Zeus é atraído por uma bela princesa, casada com um herdeiro de Esparta. Com medo de assustar a jovem com sua imagem gloriosa de Deus onipotente, Zeus se transforma em um exuberante cisne, para se aproximar discretamente dela e conseguir seduzi-la. Os dois se entrelaçam amorosamente e Leda dá à luz filhos. A cena tem diversas versões em forma de quadro, inclusive uma de Leonardo da Vinci. A imagem também é de domínio público, ou seja, não foram infringidos direitos autorais.“ […]

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s