Justiça cancela eleições da CGADB, por descumprir decisão judicial

A Justiça do Estado do Rio de janeiro cancelou o resultado das eleições da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), por descumprimento de ordem judicial, bem como todos os atos praticados por sua Comissão Eleitoral. Com a decisão, o pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior – filho do atual presidente, José Wellington Bezerra da Costa -, que tinha sido eleito por maioria dos votos, não é mais o presidente. O documento de notificação saiu nessa terça (18), mas a decisão é do dia 09 de abril.

liminar-da-justica-cgadb-1
Liminar suspendendo as eleições da CGADB 2017 (1). Imagem da internet.
liminar-da-justica-cgadb-2
Liminar suspendendo as eleições da CGADB 2017 (2). Imagem da internet.
liminar-da-justica-cgadb-3
Liminar suspendendo as eleições da CGADB 2017 (3). Imagem da internet.

As conturbadas eleições para a mesa diretora ganhou um novo capítulo jurídico, pois as eleições serão retomadas do início, com o acompanhamento de um administrador judicial, conforme já tinha sido determinado anteriormente pela juíza do município de Carreiro, Estado do Amazonas, Sabrina Cumba Ferreira, em decisão liminar deferida no dia 05 de abril.

No despacho, a juíza de Carreiros destacou irregularidades no processo, como a falta de transparência, lisura, conferência das inscrições dos eleitores e até alteração de estatuto da Casa publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Foram constadas inscrições de pessoas já falecidas para votar.

município de Carreiro, Estado do Amazonas, Sabrina Cumba Ferreira
Liminar da juíza Sabrina Cumba Ferreira, do município de Carreiro-AM, determinando intervenção judicial nas eleições da CGADB 2017. Imagem da internet.

A diretoria da convenção deu sequência ao processo eleitoral, anunciando o resultado da votação e a eleição do novo presidente da CGADB, o pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior. Além disso, a mesa impediu que o interventor nomeado acompanhasse o processo eleitoral, como determinara decisão liminar. Dessa forma, a CGADB desrespeitou a decisão judicial da juíza Angélica dos Santos Costa, que havia decidido pela suspensão das eleições.

Consequentemente, sob intervenção judicial, a 43ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) deverá acontecer em nova data, na qual concorrerão novamente José Wellington Bezerra da Costa Jr (São Paulo), Samuel Câmara (Pará) e Cícero Tardim (Paraná).

Histórico de pleitos da 43ª AGO

A 43ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi marcada por brigas judiciais e decisões liminares.

Na primeira liminar, deferida pelo juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, de Corumbá-GO, tornou nulo o registro de candidatura do pastor José Wellington Bezerra da Costa Jr, pois ele não se desincompatibilizou do cargo de presidente da CPAD, antes de se registrar como candidato a presidente da CGADB.

Já na segunda liminar, a juíza Ilana Kabacznik Luongo KapaH, da Comarca de Macapá-AP, afirmou que “acredita que a Comissão Eleitoral da CGADB, que deferiu a candidatura do pastor Wellington Júnior, está amparada pelo Estatuto da referida entidade, na medida em que aquele não faz distinção entre licença e desincompatibilização”. A ação foi movida pelo pastor Gesiel de Souza Oliveira, que pedia a anulação do registro do pastor José Wellington Bezerra da Costa Jr.

Na terceira decisão liminar, o juiz Jânio Tutomu Takeda, da cidade de Juruá-AM, concedeu Tutela de Urgência para cancelar 5.207 inscrições, que estariam em desacordo com a resolução nº 01/2016 da CGADB. O descumprimento da liminar acarretaria multa diária de R$ 10 mil.

A palavra do atual presidente

O pastor presidente da CGADB, José Wellington Bezerra da Costa, divulgou um vídeo analisando o processo eleitoral e agradecendo aos 23.019 obreiros que votaram. Segundo ele, prevaleceu a vontade de Deus: “a oração e a benção de Deus prevalecem em qualquer situação”. Citando o apóstolo Paulo, o atual presidente ainda criticou os membros que recorreram ao litígio judicial, “as nossas pelejas, as nossas divergências, devem estar circunscritas ao quadrilátero ministerial”.

Veja o vídeo abaixo!

Acompanhe nossa Coluna Igrejas!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s