O drama do rebaixamento trabalhista

“Tem alguma coisa mais dolorosa do que o “drama do rebaixamento” do time do coração? Tem sim…ser terceirizado, isto é, rebaixado à terceira divisão do trabalho.”

Manifestação em Brasília
Foto: Jose Cruz / ABr

A intertextualidade é indispensável ao processo constitutivo de criação de argumentos, pois estabelece uma relação multicultural entre textos, expondo o cuidado e o esforço, daquele que disserta, em convencer (princípio da intencionalidade).

É uma estratégia argumentativa elegante, que exige esmero; é a demonstração do que foi lido, assistido, vivenciado e ouvido pelo emissor; é um diálogo franco com o destinatário da mensagem (princípio interacional), que cuidará de dar sentido e entendimento às intenções que estão além da superfície textual, ao ter sua memória discursiva provocada (princípio da aceitabilidade).

O título desse texto é uma intertextualidade. Ele invoca o conhecidíssimo bordão do mais do que conhecido narrador Galvão Bueno, a fim de chamar a atenção para o momento dramático dos trabalhadores brasileiros, face à sanção iminente da terceirização de todas as atividades das empresas, pelo presidente Michel Temer: “O drama do rebaixamento!”. É o “futebolês” aplicado.

Aliás, a intertextualidade é honesta, pois pressupõe o conhecimento prévio das citações por parte do leitor. E tem coisa mais familiar ao trabalhador brasileiro do que o futebol? Tem alguma coisa mais dolorosa do que o “drama do rebaixamento” do time do coração? Tem sim…ser terceirizado, isto é, rebaixado à terceira divisão do trabalho.

Nesse caso, como em uma partida que define quem cai, não há possibilidade de negociar ou conciliar interesses. Logo, só resta o conflito, ir ao ataque, ou seja, à luta…às ruas!

#BrasilxParaguai #EliminatóriasRússia2018 #ReformadaPrevidência
#IgrejaeSociedade

Acompanhe nossa Coluna Opinião!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s